Quem sou eu?

17 janeiro, 2024



Quem sou eu? 


Fala pessoal! Eu sou o Dr.Rodrigo Floriano, ortopedista pediátrico e cirurgião ortopédico e do trauma, mas também sou várias outras coisas...


Gosto muito de esportes radicais, de estar na praia em um dia de sol (como bom carioca), de estar com minha família.


Aí fica a dúvida: e como um médico consegue fazer tudo isso? Utilizo IA para otimizar minha rotina e ter tempo livre para viver uma vida de qualidade.


Se você ainda não me conhece: muito bom te ter aqui no meu perfil!


Se já fazia parte da minha rede: chega mais e acompanha meus conteúdos pois tenho muita coisa boa para compartilhar sobre lA, tecnologia na medicina, rotina médica, ortopedia pediátrica e muito +!


#OrtopediaPediátrica #MedTech

#MedicinaeTecnologia


 

Como está sua organização de tempo para 2024?

17 janeiro, 2024


Quando estamos perto de começar um novo ciclo sempre pensamos em refazer nossa rota, organizar a rotina e pensar no que queremos melhorar para o próximo ano. Sei que tempo livre de qualidade é um objetivo que as vezes parece inalcançável para nós médicos, mas te digo: é possível! O que você tem feito por aí para organizar sua rotina do próximo ano e assim conseguir ter mais tempo para você?


#RotinaMédica

#Organização

 

2023 foi um ano de transformações para minha vida pessoal e profissional

17 janeiro, 2024

2023 foi um ano de transformações para minha vida pessoal e profissional.


O presente de Deus e da minha @draanadantas, nossa Aninha, me fez redescobrir o sentido da vida, despertando uma energia que nunca imaginei existir.


Ser pai revolucionou meu mindset, me impulsionado a lutar por meus objetivos sem medo e com ainda mais garra em prol da minha família.


Após 10 anos de carreira médica e militar pela

Marinha do Brasil, encerrei esse ciclo com a honra ilibada. Uma mudança que exigiu coragem, pois me colocaria em um novo panorama profissional.


Me dediquei ainda mais a ortopedia pediátrica e à cirurgia do trauma ortopédico, melhorando a vida de pacientes e construindo novas trajetórias de vida para essas famílias.


Além disso, com estudos e prática tenho associado técnica de IA para otimizar minha rotina médica com sucesso.


Para 2024, continuarei na missão de superar os desafios que a carreira me proporciona e seguir trilhando um caminho de sucesso!


#retrospectiva #retrospectiva2023 #tbt # médicoortopedista #ortopediapediátrica

 

Desafios do Pós Operatório com crianças

17 janeiro, 2024

Lidar com o pós-operatório em crianças na ortopedia é um malabarismo a parte. Adultos seguem as regras de boa vontade, mas crianças? Ah, elas querem é correr, pular e molhar tudo!


Fazer com que esses pequenos entendam que não podem pisar, manter o membro paradinho e outras regrinhas é um desafio. Criança é movimento, é curiosidade, é desafio constante, por isso não costumam entender a importância desses cuidados específicos.


Crianças são naturalmente curiosas e cheias de energia, trazendo a condição pós operatória um cuidado a parte, que será uma responsabilidade a mais para os pais. Pois é, os papais terão de ser mestres na arte de supervisionar 24h nos 7 dias da semana. Dá para imaginar a logística? Nem todo mundo tem um par de olhos extras!


Como forma de minimizar essa problemática, nós cirurgiões ortopédicos pediátricos lançamos mão da imobilização nos pacientes pediátricos que passam por cirurgias, visando garantir que aquele membro operado se mantenha em uma posição planejada e também protegido. Essa imobilização pode ser feita com gesso, materiais plásticos, ou gesso sintético quando disponível que é mais leve e resistente à água. 


Como dito anteriormente, a contribuição ativa dos pais é fundamental para garantir o repouso pós-operatório adequado, proibir de pisar quando indicado, manter o membro elevado para evitar edema, entre outras orientações específicas. Desta forma, os pais também fazem parte do processo de cura pois é preciso equilibrar a vigilância constante e a logística familiar adequada para que o resultado esperado para o tratamento seja alcançado.


Desta forma o sucesso de um tratamento cirúrgico em uma criança depende não somente do procedimento realizado pelo médico, mas também de todo o transcurso após, com envolvimento dos pais sendo algo fundamental. Do contrário, a falta de aderência ao tratamento pós-operatório pode impactar negativamente os resultados a longo prazo, aumentando o risco de complicações e exigindo intervenções adicionais.


#OrtopediaPediatrica #OrtopediaPediátrica

#Ortopediatria #lesoesinfantis #posoperatorio



 

Construindo confiança!

17 janeiro, 2024


Construindo confiança, um sorriso de cada vez. Cuidado que vai além da consulta.


# ConfiançaNoCuidado #ortopediapediatrica

 

Medalha Barata Ribeiro

17 janeiro, 2024


Fui homenageado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) com a MEDALHA BARATA RIBEIRO, símbolo do trabalho altruísta em educação continuada da SBOT-RJ, passando a integrar uma nova categoria de membros da nossa sociedade, os MEMBROS INSTRUTORES. Esse ano pude ajudar na atualização científica e educação continuada dos membros da SBOT, assim como a formação dos residentes dos Serviços de Ortopedia de nosso Estado com aulas e palestras. Me senti honrado pela oportunidade e pelo título concedido. Obrigado SBOT-RJ e vamos juntos na construção de um trabalho coletivo em 2024!

 

Cuidar da saúde ortopédica é para todas as idades.

17 janeiro, 2024


Cuidar da saúde ortopédica é para todas as idades.

Quanto antes a patologia for identificada, melhor para a criança e para as famílias! ?


#OrtopediaPediátrica #OrtopediaPedriatica

#OrtopediaRJ